No Dia Internacional da Proteção de Dados, relembramos principais novidades e soluções que têm apoiado a essa proteção
A cibersegurança tem se tornado uma preocupação cada vez mais constante na rotina de pequenas e grandes empresas, de todos os setores do mercado. Isso porque a transformação digital das últimas décadas trouxe como consequência um crescimento na digitalização, na geração de dados e, em paralelo, dos ataques cibernéticos.
Nesse cenário, as tecnologias de cibersegurança têm dado cada vez mais suporte para apoiar todas as questões de proteção de dados e privacidade, tendo em vista também a Lei Geral de Proteção de Dados, já em vigor no Brasil.
Aproveitando o Dia Internacional da Proteção de Dados, que foi celebrado em 28 de janeiro, relembramos as principais novidades e soluções que têm apoiado esse setor.
Antes de tudo, é imprescindível lembrarmos que, a medida que o mundo fica mais conectado, mais expostos a crimes cibernéticos as organizações e os usuários ficam.
Como relembra Luciana Rúbia, Head Brazil Norton LifeLock | Grupo Gen, os cibercriminosos continuam usando suas táticas mais eficazes que são o phishing e ransomware. “O trabalho remoto tornou muito mais fácil para hackers e cibercriminosos cometerem ataques contra usuários e empresas”, comenta. “É por isso que se espera que os custos globais do cyber crime cresçam 15% ao ano nos próximos cinco anos, atingindo US$ 10,5 trilhões anualmente até 2025, segundo pesquisa da Cybersecurity Ventures”.
Rúbia ainda reforça segmentos e tendências que, em 2023, prometem trazer ainda mais ameaças à proteção, segurança e integridade dos dados:
Considerando o aumento das criptomoedas, os crimes cibernéticos associados a essa modalidade devem ser observados em 2023 já que o cryptojacking, uma forma de malware nesse mercado, dá aos cibercriminosos acesso a dados financeiros dos usuários.
A medida que os dispositivos móveis evoluem – tanto no ambiente pessoal quanto corporativo -, as ameaças à segurança cibernética que os acompanham também evoluem. Seja no formato de golpes, aplicativos ou até mesmo spyware, os crimes contra esses dispositivos podem expor dados importantes, já que hoje os smartphones, por exemplo, são utilizados para quase todas as atividades do dia.
Com a Internet das Coisas, onde dispositivos eletrônicos se conectam e compartilham dados com outros dispositivos, existem milhares de vulnerabilidades de segurança cibernética, principalmente no que diz respeito à privacidade e ao uso de dados.
Os jogos online contam com um enorme público no Brasil, mas, ao mesmo tempo, chamam a atenção dos cibercriminosos e atraem diversas ameaças digitais.
Por isso, jogadores precisam estar atentos às ameaças cibernéticas em seus consoles, computadores e dispositivos, incluindo soluções especialmente desenvolvida para soluções nesses ambientes.
+ Veja também: conheça mais tendências de cibersegurança para conhecer em 2023
A Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) entrou em vigor no Brasil em setembro de 2020 e, desde lá, tem impulsionado grandes mudanças no que diz respeito a processos e tecnologias para ampliarem a segurança dos dados pessoais e corporativos.
Para a maioria das empresas, a LGPD trouxe uma oportunidade de não só analisar seu processamento de dados, como também rever processos e procedimentos no que dizia respeito à cibersegurança. E, no fim, a segurança de dados é também uma questão que impacta diversas áreas da empresa e, por isso, representa uma área essencial de qualquer business.
Para apoiar esses objetivos das empresas, portanto, as tecnologias podem dar um suporte importante de ponta a ponta, seja na identificação de ameaças quanto nos procedimentos em caso de ataques.
Confira alguns pontos importantes quando falamos em tecnologia para proteção de dados:
Firewalls são umas das tecnologias mais básicas e também mais importantes para as empresas de todos os tamanhos.
Basicamente, eles são recursos de segurança que monitoraram e filtram os fluxos de tráfego de uma rede, identificando possíveis ameaças ou conexões não seguras.
Ou seja, ele bloqueia a entrada de conteúdo malicioso, permitindo que o fluxo de rede continue fluindo normalmente. o acesso de conteúdo malicioso sem impedir o tráfego de rede. Mas como isso é possível? O segredo está na aplicação de regras de segurança: através delas, o firewall tem a capacidade de aprovar ou desaprovar pacotes de dados que não estejam dentro do estabelecido.
Seja contra ataques de Ransomware, Phishing, Malware ou outro tipo, uma das principais ferramentas de combate as essas atividades são os antivírus.
Esses softwares são ferramentas essenciais para realizar a verificação de arquivos, identificando possíveis contaminações ou tentativas de ataques. Sua principal função, portanto, é barrar a entrada de vírus, hackers ou outras ameaças, que podem roubar dados sensíveis de negócio.
Atuando em conjunto com outras tecnologias, eles são essenciais para oferecer uma navegação mais segura a todos os usuários
Os protocolos de segurança são outras ferramentas essenciais dentro dos ambientes de TI para editar o acesso não autorizado às informações confidenciais.
Através de métodos de criptografia, por exemplo, é possível realizar funções de segurança específicas, seja para conexões de internet, serviços de e-mail, entre outros, permitindo conexões mais seguras e com privacidade e integridade de dados.
A Cloud Computing também é tem sido uma poderosa tecnologia para apoiar a proteção de dados. Isso porque a nuvem oferece diferenciais capazes de gerar mais segurança para os dados, como maior capacidade de armazenamento, modernidade nos ambientes de TI e ainda infraestrutura descentralizada.
Além disso, essa tecnologia permite a implementação de diversas ferramentas de proteção e segurança, sem comprometer a produtividade e o funcionamento de outras atividades.
+ Veja também: conheça o Agis Cloud Solutions, ecossistema de soluções Cloud da Agis
Sua revenda certamente sabe do valor e importância dos dados para todos os tipos de clientes. Qualquer informação pode ser sensível, sigilosa e essencial para desenvolver produtos, alavancar vendas, realizar melhorias, atender clientes e muitas outras atividades.
Por isso, a proteção de dados, além de ser uma necessidade, principalmente por conta da LGPD, é também um diferencial competitivo de negócio.
Não deixe de oferecer e disponibilizar sempre um ecossistema completo de soluções de proteção digital, de ponta a ponta, que possam apoiar e proteger seus negócios.
Não se esqueça de que você pode contar com a Agis para apoiar todas as suas demandas de soluções, de produtos a serviços.
Caso queira receber o contato do nosso time, basta preencher o formulário abaixo.
2023 © Agis - Todos os direitos reservados