Conheça algumas soluções e tendências de automação comercial para 2023 listadas pelo time da Agis
Os últimos anos foram bastante transformadores para o comércio e o varejo. Afinal, com a pandemia e toda a mudança que ela trouxe, os pontos de venda tiveram que se adaptar não só a nova realidade, mas também a novos modelos de consumo. E a tecnologia teve e continua tendo um papel fundamental para apoiar toda essa modernização.
A experiência Omnichannel, que já era uma das tendências de automação comercial, foi ainda mais acelerada nos últimos anos. Dessa forma, o papel do ponto de venda como elo central nessa nova experiência do consumidor ficou ainda mais em destaque, o que trouxe a necessidade de oferecer serviços diversificados, ágeis e práticos nesses locais.
A seguir, destacamos algumas das principais tendências listadas pelo time da Agis para o mercado de automação comercial e algumas soluções que já podem ser aplicadas nesse setor.
Continue lendo e entenda mais.
O ponto de venda sempre foi um local de máxima experiência do consumidor, já que, em muitos casos, sua jornada de compra começava e terminava nesse local.
Com a ascensão do Omnichannel e com as mudanças dos últimos anos, a jornada de compra passou a ser não-linear e mais complexa: as lojas podem ser desde mini-centros de distribuição, onde o usuário vai retirar sua compra, até locais totalmente self-service, em que o cliente faz a compra no local, paga de forma autônoma e recebe o produto em casa.
É por isso que, pensando em todo o processo logístico, de automação e de sistemas, o ponto de venda necessita de soluções ágeis, flexíveis e intuitivas, pensando em todos os públicos que interagem com essas tecnologias.
No PDV, a palavra-chave é agilidade para entregar o que o cliente busca, no formato que ele busca.
E, nesse cenário, algumas tecnologias vêm ganhando destaque, justamente porque têm apoiado essa transformação e ajudado lojistas a atender essa necessidade latente.
Confira a seguir algumas delas.
A consolidação do Android como sistema preferencial para ponto de venda foi, inclusive, uma das tendências vistas durante a feira NRF - confira mais no episódio do Agis Tech Talks abaixo.
O sistema, já bastante conhecido para utilização em celulares e televisores, vem ganhando força entre os lojistas por conta da sua facilidade de integração, da sua interface amigável o dos recursos avançados para maximizar a produtividade, que cada vez mais têm sido integrados ao sistema.
Dessa forma, muitos pontos de vendas têm adotado terminais de pagamento Android (SmartPOS) integrados com a automação comercial do ponto de venda, como terminais de caixa tradicionais.
Essa tecnologia possibilita então não só mais dinamismo e integração, como redução de custos e expansão da capacidade de atendimento, o que, no cenário atual, pode ser um grande diferencial competitivo.
As lojas autônomas já são uma realidade em muitos países e, no Brasil, também têm chegado aos poucos, principalmente nos modelos dentro de condomínios.
Nessa modalidade, os pontos de venda podem oferecer agilidade e praticidade para consumidores que, normalmente, estão em busca de uma experiência rápida e ágil.
E é justamente para atender essa demanda que a tecnologia nesses locais – principalmente de pagamento – precisa ser integrada de forma completa para garantir uma experiência excelente.
Em cenários ainda mais avançados, as lojas autônomas atuam sem caixas de pagamento, apenas com sistema que capta automaticamente as compras feitas pelo cliente assim que ele sai do PDV. Nesses casos, a tecnologia RFID também é extremamente necessária, e é sobre ela que falaremos a seguir.
A tecnologia RFID (Radio Frequency Identification) está também entre uma das grandes tendências de automação comercial para os próximos anos.
Através dela, lojistas podem realizar de maneira automática a identificação e o rastreamento de dados, analisando e extraindo informações a partir de imagens e vídeos.
Essa tecnologia já é bastante conhecida no segmento de AIDC, seja para controle de estoque ou para outras etapas da cadeia logística. E, agora, ele ganha também o mercado de AC, principalmente em lojas autônomas como a citadas acima.
Nesse cenário, a tecnologia RFID é utilizada para reconhecer os clientes ao entrar na loja, identificar os itens que estão sendo comprados e integrar as soluções de pagamento.
Agora que você já conheceu um pouco mais sobre as tendências de automação comercial, já sabe a importância de oferecer a tecnologia ideal para alavancar essa transformação digital.
Por isso, a Agis conta com um dos portfólios de automação comercial mais completos do mercado, com as principais marcas desse segmento e um mix completo de produtos. E mais: seu canal pode agregar também serviços integrados, levando uma solução completa de ponta a ponta ao seu cliente.
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