Tecnologia para educação híbrida permite aprimorar ainda mais o aprendizado e experiência de alunos e professores
O uso da tecnologia no processo de aprendizagem, seja ele dentro da sala de aula ou no ensino remoto, já é uma realidade em quase todos os níveis de educação. Ao mesmo tempo, o ensino híbrido, que une o melhor da educação “tradicional” e do ensino remoto, também vem ganhando força justamente por utilizar as soluções tecnológicas para aproximar alunos, professores e instituições de ensino.
E muito além de aproximar, a tecnologia também tem aberto novos caminhos para o ensino, criando espaços de interação e colaboração e abrindo portas para novas metodologias de educação.
Como então essas soluções tecnológicas podem tornar a aprendizagem ainda mais eficiente para todos – alunos, professores e instituições?
O impacto da tecnologia na aprendizagem
Em todas as esferas, as soluções tecnológicas têm aberto caminhos, quebrado barreiras e transformado a forma como o conhecimento é transferido de um educador para seus alunos. E cada um desses grupos têm sido impactados de maneiras diferentes – embora relacionadas – pelo uso das tecnologias dentro e fora da sala de aula.
Para os professores, por exemplo, utilizar equipamentos que facilitem a aprendizagem e a comunicação com cada um dos alunos é desafiador, mas também transformador.
Os educadores têm conseguido cada vez mais explorar estratégias e metodologias inovadoras para aprimorar ainda mais o processo educacional, tornando as aulas mais atraentes, dinâmicas e interativas. Além disso, esses novos formatos também podem ajudar na construção de novas competências, contribuindo para o desenvolvimento dos estudantes em outras áreas importante, como o pensamento ágil.
Já para os alunos, a introdução de equipamentos tecnológicos no seu dia a dia escolar pode impactar em toda a sua experiência de aprendizagem, inclusive om benefícios a longo prazo. Para alunos com dificuldades de aprendizagem e atenção, por exemplo, uma educação mais tecnológica pode despertar mais interesse e facilitar a captação de atenção.
Muito mais do que um ambiente onde um fala e outros escutam, os novos ecossistemas educacionais tecnológicos têm se tornado locais para diálogo, interação, discussões e engajamento.
Além disso, a tecnologia também habilita e facilita o aprendizado 1:1 (um a um), já que possibilita aos dirigentes pedagógicos e professores acessarem, por exemplo, estatísticas de aprendizagem e usarem esses dados para entregarem conteúdos e correções de rotas personalizados.
Sim, já é possível falarmos de Big Data na educação, de incorporar hardware com tecnologia IoT para coletar esses dados e otimizar as potencialidades de aprendizado de cada aluno, além de ajudar professores a conhecerem melhor suas turmas.
Os desafios da tecnologia na educação
Olhando para os últimos anos, é possível ver que o setor de educação foi impulsionado cinco anos para frente, forçando as escolas a adotarem novos modelos de aprendizagem em um tempo recorde.
Claramente, essas mudanças trazem também desafios em sua implementação e transição.
Por isso, uma etapa importante de toda transformação digital em qualquer instituição de ensino é acompanhar a relação com cada tecnologia adotada, para identificar os maiores pontos de dificuldade e possibilidades de melhoria.
Realizar treinamentos e capacitar todos os públicos também é uma forma de otimizar essas transformações e oferecer suporte em todos os níveis para cada etapa desse processo.
Soluções Agis para educação
A Agis conta com uma vertical de Educação focada em soluções de tecnologia para esse segmento. Atendemos revendas de todo o país, especializadas nesse tipo de transformação, apoiando em projetos e oferecendo um portfólio completo com as melhores marcas do mercado.
Para conhecer todas as soluções, acesse nosso site.
2023 © Agis - Todos os direitos reservados